segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Filosofia de Perrengue


Temos no dicionário da língua portuguesa Aurélio o vocábulo:

Perrengue: adj. e s.m. e s.f. Bras. Desalentado, alquebrado, fraco. / Adoentado; sem forças. / Imprestável. / Covarde, medroso. / Que tem manqueira crônica; capenga.

Só forçando a barra para ajustar o que o dicionário diz ao sentido que nós PerrengueMans queremos dar. Definitivamente não somos capengas e covardes, pelo contrário Perrengue é palavra que suscita a coragem.

No mundo da aventura, bem sabemos que perrengue é aquela situação difícil, aquele imprevisto que lhe inspira no momento as palavras mais nobres, mas que chocariam seus avós. Mas alvos para essas palavras não faltam. Você tem toda uma gama de equipamentos, companhias e, elementos climáticos e naturais para "exaltar", sem ironias, xingar nestes momentos. Talvez aí a definição do Aurélio se ajuste. Essas situações são realmente desalentadoras.

Mas essa seria a perspectiva do momento. O perrengue nos leva a situações de superação e é de perrengue que as melhores histórias se constituem. Diria mais, uma aventura só é aventura quando nela esteja contida um perrengue. E nisto o dicionário me apóia, pois aventura é uma situação imprevista ou um empreendimento ousado (lê-se: muita chance de perrengue). Assim as melhores histórias de aventuras (e de comédia) são feitas de perrengues. E sempre temos o orgulho de contar nossos perrengues e contamos as situações mais complicadas e penosas a risadas. Dá para entender?

Uma coisa é certa o perrengue é uma pegadinha do malandro do destino. O resultado é a surpresa e toda uma riqueza de emoções que fazem desse momento especial. (Não aconselho em uma situação de perrengue você falar pro seu companheiro que aquilo seja um momento especial.) Mas sim, o perrengue é um momento único e uma experiência muito acima da experiência comum e cotidiana.

Contudo não se ganha perrengues com irresponsabilidade. Planejamos tudo em nossas empreitadas para não acontecer dificuldades. Mesmo com isso o perrengue vai acontecer. E digo mais perrengue interessante é aquele que dribla nossa lógica, assim como um atalho pode levar ao maior caminho.

Bons Perrengues!

2 comentários:

  1. E como dizem, "sem perrengue não tem graça!"
    Realmente, imaginem tudo planejado e ocorrer tudo na maior perfeição, que histórias novas teriam a não ser a que já planejaram vivenciar né?

    Desejo uma ótima trip para vocês, recheadas de bons perrengues para nos contar as histórias depois e rirmos muito. Acompanharei na medida do possível pois também estarei na estrada nesta época.

    Cicloabraços.

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Alessandro.
    Se bobear iremos nos encontrar no caminho e eu te conto os perrengues do norte e vc os perrengues do sul do uruguai.

    Abraço

    ResponderExcluir