sábado, 9 de janeiro de 2010

Agora sim um relato mais completo. Estamos em Santa Fé em mais um dia de descanso.
Vamos voltar um pouco no tempo desde a nossa saída de Montevideo.

02/01/2010

Em um restaurante tivemos mais uma aula de técnicas de churrasco. Aqui se faz o churrasco apenas na brasa e não é costume usar carvão se queima a lenha e passa-se a brasa para de baixo da grelha.

Sobre a pedalada do dia... Na competição de pneus furados encostei no cabs. Furou meu pneu traseiro e assim se tem todo o trabalho de tirar a carretinha carregada. Mas não obstante esse pneu furado, tivemos que usar uma camara já remendada e descobrimos um pouco mais à frente que não estava boa. O engraçado é que falavamos do quão chato era fazer esses consertos na estrada e quando filosofavamos sobre as probabilidades do pneu murchar de novo logo em seguida ao último conserto e do uso da distribuição de Poisson para o cálculo, ele se mostrou furado de novo. A situação ficou até engraçada e não adiantava ficar puto. Sobre o sol quente lá estávamos nós tirando a carretinha e fazendo o reparo.
Pedalamos até a cidade de Libertad como planejado. Fomos atrações em um supermercado. Quando perguntávamos sobre um lugar para dormir todos nos falavam de um parque. Fomos averiguar. No parque era proibido acampar, mas depois de alguma conversa e caras de coitados o Sereno (Guarda Parque) nos deixou acampar com a copndição que saíssemos cedo.
Não foi das noites mais tranquilas, pois era um sábadão e acampamos creio no point da cidade.

03/01/2010

Acordamos 5 e meia como prometido com o sereno, mas este nem estava por lá. Encontramos com um outro que tratou de nos mostrar as músicas brasileiras que tinha em seu carro. Conversamos um montão e partimos com a meta de pedalar muito até a cidade de Trinidad a cerca de 155Km. O calor estava muito grande e sempre com uma humidade alta. Tínhamos problemas também em nossas paradas para lanche, pois nunca se encontrava uma sombra. Em uma dessas paradas adentramos em uma propriedade rural muito bonita e bebemos água de uma torneira dos bebedouro dos cavalos. Mais tarde apareceu um empregado da fazenda que conversou um pouco conosco. E foi interessante que ele usava no chapéu uma Cruz Inca ou Chakana igual o que o Cabs usa no colar! E ai já ficou mais fácil fazer amizade com o homem!
Por volta das 18h depois de muita pedalada estávamos em mais um parque municipal desta vez que se poderia acampar. Muito bonito o lugar. Inventamos de fazer um assado na churrasqueira e assim foi a gente se virando para fazer à moda uruguaia.


04/01/2010

Dormimos bem nessa noite. Saímos à pedalar e em um lugar mais adiante chamado Andressito paramos em um camping a beira de uma laguna muito grande. Lá almoçamos, nos banhamos no lago, mas o mais legal dessa parada foi a galera que encontramos. Eu estava de sunga e no Uruguai nao se usa esse tipo de trage de banho, já havíamos desconfiado disso nas praias. Teve uma família muito bem humorada que começou a me zuar e eu entrei na onda da zuação. Acabou que ficamos um tempo grande rindo muito de várias coisas. Cabs encontrou com um grupo de cicloturistas bem roots que iam até a costa uruguaia. Estes nao tinha muitos equipamentos e iam bem pesados, assim iam em um rítmos mais leve.



Desse camping pedalamos uns 50 km a mais até um outro que se chamava camping das pedras, este à beira de um rio. Ali sofremos muito com os mosquitos que eram assassinos por aqueles cantos. Eram do tipo pernilongo só que maiores...eles eram sinistros. Tentamos queimar uns pinhos para dar uma aliviada e até que funcionou um pouco. Comemos um sopão e nos pomos a dormir.

05/01/2010


Pela manhã um banho no rio e nos pomos a pedalar. Nesse dia a pedalada não estava rendendo. Tinha vento e o sol nos molestava. Eu sentia muito sono pedalando, como se minha pressão estivesse baixando durante o pedal. O cambio do Cabs estava desregulado e tentamos regulá-lo na noite anterior, mas não tivemos muito exito e a idéia era parar na próxima cidade em uma bicicletaria. Chegamos a Young, aumoçamos em um lugar barato e conversamos com um senhor muito típico, parecia um gaúcho.

Procuramos bicicletarias. Em duas ninguém conseguiu regular. Em uma terceira finalmente se conseguiu uma regulaçõo. Porque não era só regular, o cambio dianteiro havia se movido de lugar e não estava paralelo a corrente! E ai o cara foi muito gente fina! Grande Roberto de Young! que inclusive ja colocou comentário aqui no Blog!!!

Saímos tarde de Young e para nossa alegria quando pegamos a estrada o vento tinha parado e o sol estava muito mais ameno. Pedalamos forte e logo já estávamos em Paisandu. Passamos por um camping antes da cidade devido à empolgaçao que tinhamos nas pernas. Tinha um outro camping mais a frente, mas o rio uruguai estava cheio e não era possível chegar ao camping. Nos ferramos. O outro camping que tinha ficava em uma zona perigosa da cidade e não tinha segurança nenhuma, era sinistro. Achamos um hotel que nos saiu cerca de 30 reais...muito ruim por sinal, além daquele tratamento tipico de gente que não sabe gerir um negócio... além de pagar por um pulgueiro, tivemos que aguentar a cara feia da mulher que não nos queria ali!
Mas antes de tudo isso ao chegar em Paysandu fomos comer um haburguer em um trailer e lá encontramos com um cara muito chato...ele estava bêbado e começou a nos provocar para uma briga. Depois de um tempo começou a mostrar fotos em seu celular onde mostrava suas caçadas. nas fotos tinha de tudo quanto é bicho morto...ficamos com muita raiva. Não obstante ele começou a nos ameaçar mostrando o seu carro e dizendo que lá tinha armas e assim continuou fazendo gestos de tiro na nossa direção. Não se poderia esperar muito de um caçador bêbado também.

06/01/2010
Saímos logo que pudemos de Paysandu, que não foi palco de bons momentos. Fomos logo que podemos para terras Argentinas.
Passamos sobre o rio Uruguai...grandão o rio. Passamos por um rodovia com tráfico muito intenso. Ficávamos dançando com o vácuo provocados pelos caminhoes em alta velocidade. Eramos jogados para o mato várias vezes e em uma dessa tive sorte de não cair. Fui jogado para fora da estrada e minha roda meio que virou desequilibrei e na hora H minha sapatinha desclipou do pedal e conseguir por o pé no chão e recuperar o equilíbrio.
Sempre que podíamos andávamos pela obra de duplicação dessa rodovia. Chegamos à Conception do Uruguai onde comemos algo e tiramos dinheiro argentino. Pegamos a ruta 39 uma estrada também sem acostamento, mas pelo menos com trânsito mais tranquilo.
Na cidade de Casero dormimos em um posto de gasolina. Era dia de reis e ao passar em frente à igreja da cidade roubamos a atenção das crianças que iriam fazer a representação, foi engraçado porque tivemos que ajudar a tocar as crianças para dentro da paróquia.


07/01/2010

Nunca tivemos condições tão boas para pedalar desde o inicio da viagem. Sem vento, com relevo pouco ondulado. Planejamos pedalar uns 150km, mas pedalamos um pouco mais e com isso estávamos na famosa cidade de Hernandez com seus 2000 habitantes. Lá tinha um clube público com uma área de camping. Vi uma galerinha jogando vôlei e fui logo jogar também.
Lembrou um clube de minha cidade. O problema mais tarde é que os adolescentes se empolgaram e montaram uma barraca no nosso lado no camping. Um churrasco foi inevitável. A noite quando já tentávamos dormir os adolescente que também por aqueles cantos se embebedaram e fizeram muita bagunça e por isso nossa noite foi um pouco tensa e de pouco descanso.

08/01/2010
Nesse pedalamos bem e a parada que era pra ser na cidade de Paraná foi em Santa Fé. Demos uma roubada que já era planejada e tivemos sorte. Para atravessar o rio Paraná que também é grandão temos que, ou passar por um túnel, ou passar pela balsa. Nos disseram que pela balsa demora muito e fomos tentar no túnel onde já sabíamos que bicicletas não poderiam passar. Nossa esperança era que alguém passasse a gente de caminhão, camionete... Chegamos para um funcionário do pedágio e esse de início foi muito duro...só falava não. E ai a sorte que o Cabs usou da mesma técnica que utilizou para conseguir que dois caminhoneiros pagassem 2 gatorades para nós em apenas uma conversa, então ele começou a dizer sobre a viagem que tinhamos sáido do Chuy e que estavamos andando um monte de tempo e que nosso destino era Chile, além de falar que nosso tempo era curto!!! E ai o homem foi convencido!!! uhuuu .... Pronto ele falou que ia pegar uma camionete tipo guinjo para nos levar. Nos acomodamos como podíamos na camionete, esta não tinha muito espaço, e atravessamos um longo túnel. Após o túnel andamos mais uns 20 km até Santa Fé. Nesta não conseguíamos por nada achar um hostel. Esse era o plano já que tiraríamos um dia de descanso. Depois de se sentir um pouco amedrontado com o clima estranho da cidade e de ver um furto (um jovem tinha robado algo no terminal e o policaial o afarrou) encontramos um hostel, o único da cidade. Novamente tivemos sorte e pegamos as últimas duas vagas do mesmo.


Dia 09/10/2010

Dia de descanso!! Fomos ao Quincho del Chiquito um restaurante que servem peixes do rio Paraná ( dorados, surubins, corvina ) comemos um montão!!!


Dá uma acariciada no sabonete e limpe a mão.
Cicloturista roots brasileiro. Seu nome é Alexandrino e saiu de Campo Grande também rumo ao Chile. Boa Viagem Alexandrino!!!
Ficamos horas por lá !! Depois saimos para ir ao Asilo de Velhinhos !! Isso sim foi chocante!! Ficamos impressionados com a situação que vivem lá ! E não é nada diferente de muitos asilos brasileiros!! Ficamos umas duas horas conversando com os velhinhos, todos muito carentes !! Mas a maioria que estavam lá já tinham perdido a sanidade, também ficar parado em uma sala durante um ano com a televisão ligada é suficiente para deixar qualquer um maluco! Mas ainda havia pessos que resisitiam a isso!


Dia 10/10/2009

Estamos indo para San Francisco em Cordoba pela Ruta 9!
Logo logo colocamos mais informações, se sobrevivermos a talvez a !






3 comentários:

  1. e aí? chegaram bem até San Francisco?..jaja.. la ruta de la muerte no debe haber sido tan mala con ustedes.. espero que hayan llegado bien..
    Saludos desde Santa Fe!!

    ResponderExcluir
  2. O interior tem muitas supresas então, que massa esses campings comunitários. Legal este detalhe de não usarem carvão, realmente vimos muita lenha para vender pelo litoral, e o mate? Tem que levar uma cuia também... rsrs
    Curtindo o relato de voces, tem lugares punks tamb. mas vale a vivência...

    ResponderExcluir
  3. E ai Irmãozinho,

    Espero que esteje curtindo a aventura....
    Aproveite bastante essa oportunidade de conhecer novas culturas..
    Bebe umas cervejas argentinas por mim...

    Saúde, Grande Abraço

    Nel

    ResponderExcluir