sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Diário de Bordo chamando:


11/01/2010

Saímos do agradável Hostel em Santa Fé, parecia casa de família, rumo à temida e até diria macabra ruta 19. Mas vejam só, a sorte sempre a nosso favor. Nao tinhamos dado conta ou mesmo planejado. Comecamos a andar saindo de Santa Fé e víamos pessoas andando pedalando e logo nos demos conta...Hoje é domingao!! O tráfico de veículos caminhoes estava baixo e pedalamos em uma ruta que em perigo nao era muito maior do que já havíamos passado na Argentina. Por sinal todas as rutas que andamos tinham um tráfico considerável e sempre com vias estreitas, sem acostamento.
E assim andamos pela ruta 19, nao só andamos mas como andamos pra caramba, porque nesse dia andamos mais de 170 Km até a cidade de Devoto.
Em Devoto comecamos uma odisséia para dormirmos com tranquilidade. Dois campings haviam no lugar. Um era para sócios o outro estava fechado. Ah mais tinha o hipódromo, mas este estava com pessoas em uma festa. Uma mulher chamou a polícia!!! para nos ajudar e a polícia depois de ver nossos documentos nos falou para dormimos em uma praca. Ok. A praca a beira da rodovia seria nosso local de descanso...sabíamos que n seria das noites mais tranquilas,mas nos conformamos e fomos comer algo. Com o visual cicloturista sujo atraímos olhares e um era de outro cicloturista que chamou outro e este outro era Pelado Perez...O salvador!
As primeiras palavras de Pelado foi:(em espanhol) "Onde vcs estao? Fiquem na minha casa. "
Pelado Perez é um entusiasta do ciclismo. É reporter do maior site de ciclismo da argentina http://www.infobiker.com.ar/ e já abrigou vários cicloturistas que rumam para Córdoba. Ele tem um projeto muito valioso de construir um abrigo de cicloturistas na regiao. Enfim a ajuda que Pelado Perez nos deu nao tem tamanho, nos alimentou, abrigou, nos orientou na questao de rotas, indicou amigos e lugares onde poderíamos ficar pelo caminho e o mais legal nos deu a chance de conviver com sua família com quem nos divertimos muito.

12/01/2010
Ainda sob companhia de Pelado Perez e família, aumocamos e esperamos o sol abaixar um pouco...estava um dia muito quente. Ah!!! Demos uma entrevista na rádio de devoto...Cabs se saiu bem, eu e meu espanhol se limitaram a dizer "está rebueno, mui trankilo...etc". Pelas 16h saímos com direito a filmagem e fotografias e até um policial ciclista nos acompanhou, com direito a sirene. Saímos em direcao a Arroyito. Ali tinhamos a indicacao de um outro cicloturista, Sebastian de Alta Gracia, que o corpo de bombeiro tinha um pátio onde deixavam viajantes loucos ficarem. Assim lá estávamos e tudo se passou bem. Fomos comer na cidade, voltamos conversamos um pouco com a galera bacana dos bombeiros e nos pomos a dormir. Ou melhor tentar dormir. Nao é exagero, nunca senti tanto calor em minha vida, simplemente nao dava para dormir dava apenas para suar. Antes de deitar n dei muita atencao,mas vi no horizonte relampagos que davam uma cor avermelhada à nuvens. Em um estado de semiconsciencia acordei, ou n, com um bombeiro batendo na barraca, n entendi o que ele falou, mas logo me dei conta do que estava se passando. Uma tormenta estava chegando e o vento já estava muito forte. Ao sair da barraca, n sei se esbarrei em algo ou se ao abrir a barraca o vento a inflou, a mesma se desmontou e estavamos em um aperto. Os bombeiros nos ajudou com nossas coisas e colocamos tudo para dentro. A chuva e o vento se faziam ouvir com muita forca. Muita sorte... se n tivessemos um abrigo por perto e pessoas para nos ajudar ´passaríamos uma noite deveras difícil.
A tormenta lá fora e ficamos a conversar com os bombeiros que naquela noite nao tiveram chamadas. Os rapazes acabaram ficando entediados e comecaram a brincar com os seus brinquedos. Na brincadeira nós fazíamos o papel das vítimas e ai já se viu...

13/01/2010
Acabamos por dormir na cozinha sob companhias de muitos insetos que sei lá...é época de insetos aqui na argentina.Besouros, baratas, mosquitos...tem de tudo subindo em seus pés e zunindo em seus ouvidos. N foi uma boa noite de descanso dormimos tarde e pela manha ainda havia um pouco de chuva e vento. O calor extremo de ontem se transformara em uma friaca brava ,mas ao horizonte se via o tempo abrindo e saímos para pedalar. O vento nos fez sofrer e fomos até Villa Del Rosário. Ficamos em um camping de um cara gente boa. Pedalamos pouco para nossa média...cerca de 90km e assim o plano era de acordarmos cedo rumo a Altagracia.

14/01/2010
Pedalamos um montao e já com a visao da serra dos altos cumbles no horizonte. Aquela visao nos motivava. Pedalamos nao sei quanto e para o aumoco já estávamos em Altagracia. Comemos um rodízio de Pizza por cerca de 9 reais. Agridimos e passamos o dia inteiro meio que entupidos de pizza. A cidade de Altagracia já é bem turística. Fica sob o pé da serra, tem um mosteiro de jesuítas e tem a casa onde Che passara a infancia. A cidade é bem bonita.
Pelado Perez nos deu o contato do Prof Rui...O mesmo é vizinho do Che. Batemos na casa dele e o mesmo nos ajudou muito. O Prof é um ciclista muito forte e o mesmo já foi campeao argentino de Triathlon. Naquele dia ele receberia visitas e nao podia nos abrigar,mas logo se pos a nos alimentar e a conseguir um lugar para nós em um parque da cidade onde tem um camping desativado. E nos alojamos sob muitas placas de proibido acampar, mas o que valia era que o guarda parque amigo do Prof nos autorizou.
Passeamos pela cidade...visitamos a casa do Che e nos pomos a dormir cedo. A questao era que no dia seguinte tinhamos um grande desafio...cruzar a serra até Mina Clavero...130 Km chegando a uma altitude de mais de 2300m. Olhamos pra uma casa no camping que estava abandonada com uma das portas abertas. Por dentro estava até que limpo e desidimos por ali dormir. Isso nos pouparia tempo desarmando e armando a barraca no dia seguinte. Ficamos em umas bancadas de cozinha. Foi foda. Era uma bancada estreita e o medo de cair enquanto se dormia e rachar a cabeca n nos deixou dormir em um sono profundo.

15/01/2010

Cedo acordamos, cerca de 6hoiras da manha. Este fato deve ter sido uma das maiores conquistas da expedicao até agora. Foram raros os dias em que acordamos cedo, cedo assim foi o primeiro.
Nos preparamos e saímos rumo as serras dos altos cumbles. Já haviam nos avisado que os primeiros 20kms seriam duríssimos...e foram. Tinhamos que atravessar a serra chiquita até o observatório que deve estar a uns 1400 de altitude. E ali a inclinacao era grande e malhamos um tanto até nos depararmos com a bela cúpula do observatório. De lá se via um vale e iponente a serra maior que em desafio teria subidas longas porém mais brandas do que aquelas na serra chiquita. Descemos a serra chiquita em um dowhill maneiro e logo nos pomos nos sobes e desces do vale até que só ficamos no sobe sobe. E em alguma altitude tivemos a esperada visao do condorito que é uma ave muito grande e do mesmo genero do Condor. O condorito é um pouco menor, e tem coloracao preta e branca. É uma ave muito bonita, fiquei muito empolgado de ve-las.
Depois de muito tempo chegamos ao cume da rodovia e assim a tao esperada descida estava por comecar. Tivemos belas vistas da serra, mas a paisagem que viria na descida estava muito melhor. Na descida a serra se tornou mais escarpada e com um visual muito diferente. Eu nao resisti e desci o mais rápido que podia, quase que loucamente a serra. Curtia a vista e o downHill que foi longo. O vento tirou um pouco do meu barato, mas me permitiu que admirasse mais a paisagem e também me permitiu chegar vivo, pois em muitos momentos o abismo se mostrava pronto para quem vacilasse. Inclusive avistei sucatas destruidas de carros que despencaram.
Chegamos em Mina Clavero uma cidade muito legal. Visual de serras e rios muito bonitos para o banho. Descidimos antecipar um pouco o dia de descanso por aqui onde vos escrevo e curtir um pouco a cidade.

16/01/2010
Dia de descanso. Um pouco de vagabundagem a beira do rio. Um aumoco e mais vagabundagem a beira de outro rio. Mas este último se mostrou muito mais divertido. Com falésias em torno de si e uma profundidade grande dei muitos mergulhos de alturas imagino que maiores de 10m. Ah rolou também um pouco de PsicoBlock. Foi da hora. E nao posso deixar de comentar esse balneário cujo nome é Nido de Aguia tem movimento de praias badaladas e por ali vi argentinas muito hermosas.

É isso até o dado momento. Amanha temos planos e o próximo dia de descanso será em mendoza.

Abracos Pessoal

4 comentários:

  1. Lécio.. c vai voltar namorando uma argentina.. anota aí! hahaha... mais boa sorte proces!! abracao!!

    ResponderExcluir
  2. Que legal esta localidade de Mina Clavero!!
    Curti muito o relato.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Hola! Qué lindo parece estar el viaje que andan haciendo!!

    Una vez más estuvimos casi al mismo tiempo en el mismo lugar :). LLegué hace unos días de Córdoba, y anduve por Mina Clavero, San Marcos Sierra y Capilla del Monte. Es increíble la buena onda de los cordobeses, no te parece?
    Bueno, con todo el esfuerzo voy a seguir leyendo tus historias (debería haber versión en español :P jejej).
    Un beso grande desde Buenos Aires,

    Cyn.

    ResponderExcluir
  4. realizou seu sonho de criança vestindo a roupinha de bombeiro né!
    ahisuhaiuhsiauhsiasa

    que a sorte continue com vcs =)

    ResponderExcluir