quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Mais sobre as Carretinhas

BOm galera, estou com um problema ! Minha máquinha fotográfica ficou em campinas e estou em Sampa! Logo tirarei fotos melhores das Carretinhas, as fotos estão sendo tiradas do meu pc!! Muito ruim para pegar os angulos certos e tals.

Bom, gostaria de dizer que as Carretinhas (trailers) foram feitos pelo Igor Miyamura ! Foi feita em aço 1020 e algumas partes com aço liga de CrMo , a parte de baixo é uma chapa de aço galvanizada!

Questão dos engates !! Parte mais complicada do projeto ! O engate é feito no eixo da blocagem que tem que ser de cromoly (aço SAE 4130 ), as de aluminío não servem , pois provavelmente quebrariam por Fadiga Cíclica! Agora não ainda não sabemos se esse tipo de engate irá aguentar os 3000 km rodados , só rodando ! O Igor fez alguns testes e hoje dei uma testada no plano, pareceu resistente ! Como já disse, semana que vem irei testar em algumas estradas de Terra em Atibaia para ver o que acontece ...

Imagine que minha mão seja o cubo da bicicleta, os engates ficam do lado do quadro e as presilhas da blocagem ficam por fora! Isso faz com que a carretinha tenha esse movimento de subir e descer . Por consideração as solicitações ao eixo da blocagem, levaremos blocagens reservas !

Aqui da para ver um outro ângulo ! A pintura não pegou bem na chapa ! Mas acho que isso não será grande problema! A parte que permite fazer os movimentos para os lados está bem reforçada, com um bom rolamento interno ! Ao construir essa parte, deve-se atentar para que movimento não seja somente para direita e esquerda, pois não é isso que acontece na realidade ! Deixe uma folga, para que a carretinha sofra menos ( e o cicloturista não fique na mão ) ,

A roda é aro 16, aquelas para bicicletas de crianças, preocupações -
Pneu não é da melhor qualidade - Solução - levar reserva
Cubo - Levar rolamentos reservas
Aro espero que aguente e não tenha que ser alinhado a todos os momentos!

Pelo que senti hoje é bem estável, bom parar pedalar , além de não sobrecarregar as estruturas da bicicleta ! É ideal se alguem tiver bike full ! Não é o nosso caso !
O maior motivo da escolha dos trailer foi saber como é andar com um "trem" desses e também para desvendar o mistério dessas carretinhas , pois há pouquissima informação na net ! Além de que para importar um Bob Trailer sai quase 1500 reais , impossivel !!

A grande desvantagem que vejo em principio é a dificuldade no transporte e o peso, o que os alforges levam vantagens !

Abraços

Um comentário:

  1. Carretinhas devem ser legal mesmo, esperar para ver o relato dos testes com cargas.

    Outro lance que fico admirando, fora as carretinhas, é uma solução com bikes com alongadores ou mesmo quadros alongados:
    http://www.xtracycle.com/

    Só complicam para transporte em bus rsrsrs

    Abraços

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