terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Preparativos das Terras Mineiras e Primeiros Socorros

Uma atenção à família nunca é demais. Por aqui em Leopoldina e Juiz de fora -MG estou revendo amigos, visitando parentes, curtindo roupas limpas, comida abundante e cama macia e também renovando o contrato do Paitrocínio :).
A viagem é grande e já bate à porta e algumas coisas estou vendo daqui. Hoje contratei um seguro de viagem através do meu cartão de crédito, não sei se é a melhor opção, mas com a limitação de tempo acho que foi uma boa pedida pelo serviço ser barato.
Nesse post acabarei dando uma atenção aos primeiros socorros. Nosso kit hoje se completou com as boas dicas do médico da minha família aqui de Leopoldina, Doutor Leonardo Ramos.
Vamos falar do kit Primeiros Socorros:

Primeiros Socorros

Muitas são as coisas que podem acontecer com o nosso corpo em uma viagem grande e muitas dessas são preveníveis e tratáveis. As tratáveis só o são se possuímos conhecimento e medicação. Ai que entra o kit de primeiros socorros. (Não sou médico, apresento o que iremos fazer com base no que pesquisamos. Existe uma grande chance de uma coisa ou outra não ser a mais recomendada e comentários com dicas são muito bem vindos.)

Situações que estamos sujeitos:

Ferimentos: Para ferimentos em geral um bom conjunto de bandagens, ataduras e bandaid, além de um antiséptico. Para cortes mais profundos entra uma pomada antinflamatória(Teutomicin). Se já inflamou é bom tomar um antiinflamatório oral e antibiótico.

Dores e febre: Um analgésico e antitérmico.

Inflamações e infecções respiratórias: Para as amídalas pastilhas tipo amidalim. Para gripes um bom antibiótico e persistindo os sintomas, é claro, uma consulta médica no lugar mais próximo. Os antibióticos devem ser ministrados com cuidado, uma vez iniciado o tratamento é fundamental que o corpo esteja constantemente sob efeito do antibiótico, qualquer interrupção antes da hora devida diminui em muito a eficássia do tratamento. Em pausas indevidas, até aquelas de poucas horas dão a chance das bactérias se multiplicarem novamente e estas já um tanto selecionadas. Assim os intervalos entre uma dose é outra deve ser motivo de atenção. Cada antibiótico tem um tempo de meia vida e classicamente por exemplo temos a amoxilina 500mg que é tomada de 8 em 8 horas e a cefalexina em 6 e 6 horas.
Irei levar um corticosteróide(budesonida) para minha rinite, como o clima vai variar bastante eu concerteza ficarei "atacado" em algum momento.

Inflamações intestinais: Ouvi do meu médico que a cura para diarréia é banheiro ou no nosso caso a moitinha. A reidratação é fundamental também. Caso a diarréia persista e com sinais de sangue e pus é sinal de infecção bacteriana brava e uma medicação é necessária(Cloridrato de ciprofloxacino).

Insolação e desidratação: Aguá, isotônicos, sal para reidratação oral.

Assaduras: Hipoglos ou similar.

Não citei o nome de todos os medicamentos que iremos levar, pois não os tenho aqui comigo, se fosse puxar da memória iria escrever aberrações farmacológicas. Pelo menos uma visão geral está dada aqui.

Quanto à prevenção é o básico, tratar a água que for beber(clorin e ou filtro nanoseiládascontas), beber bastante água, usar filtro solar, comer bem...se cuidar.

2 comentários:

  1. O BOB do Geeu me deu uma dica sobre assaduras. Ele disse que um médico do HC recomendou maizena para tratar assaduras. Eu não duvido...e se eu estiver com assadura e não estiver perto de uma farmácia vou tratar de procurar uma padaria.

    ResponderExcluir
  2. uhauhauhahu
    Por isso que dizem que os Padeiros queimam a rosca ? Será?
    Porque colocam maizena lá?

    ResponderExcluir